BM&FBOVESPA – A Bolsa é pra você!

Folhetos de Mercado

Escolha o assunto e confira as publicações que a BM&FBOVESPA oferece a você, às corretoras e à sua empresa.

Índices

Índices MidLarge Cap (MLCX) e Small Cap (SMLL)

Criados pela BM&FBOVESPA, o Índice BM&FBOVESPA MidLarge Cap (MLCX) e o Índice BM&FBOVESPA Small Cap (SMLL) medem o comportamento das empresas listadas na Bolsa, de modo segmentado, sendo que o Índice MidLarge mede o retorno de uma carteira composta pelas empresas listadas de maior capitalização e o índice Small Cap mede o retorno de uma carteira composta por empresas de menor capitalização.

Índices de ações

Os índices são os principais instrumentos de visibilidade das ações de sua empresa. Ao criar índices, a BM&FBOVESPA proporciona visibilidade a determinados valores considerados importantes sob a ótica dos investidores, ou seja, características específicas de determinados setores da economia e qualidades intrínsecas das empresas como, por exemplo, Governança Corporativa, Liquidez, Gestão de Riscos, Política de Dividendos, Sustentabilidade, inserção.

Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)

O ISE tem por objetivo refletir o retorno de uma carteira composta por ações de empresas de reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade, também atuando como promotor de boas práticas no meio empresarial brasileiro

Índice Carbono Eficiente (ICO2)

O ICO2 é um instrumento econômico que visa incentivar empresas a adotarem práticas transparentes de gestão ambiental. Além disso, busca fortalecer o mercado por meio de um indicador cujo desempenho resulta de portfólio balizado por fatores que incorporam, inclusive, questões relacionadas às mudanças climáticas.

Abertura de Capital e Sustentabilidade nas empresas

Como abrir capital

O primeiro procedimento formal para a empresa abrir o capital é protocolar um pedido de registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que é o órgão regulador e fiscalizador do mercado de capitais brasileiro. Simultaneamente, para que a empresa possa ter suas ações e debêntures negociados na Bolsa, deve solicitar sua listagem na BM&FBOVESPA.

Guia de Sustentabilidade para Empresas

A publicação “Novo Valor: Sustentabilidade nas Empresas. Como Começar, Quem Envolver e o Que Priorizar” é uma espécie de guia de sustentabilidade sob o ponto de vista do mercado de capitais, com prefácio de James Gifford, diretor executivo do PRI (Princípios para o Investimento Responsável, na sigla em inglês). O conteúdo técnico foi elaborado com o apoio da FBDS, a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS).

Sustentabilidade: conheça o programa Em Boa Companhia

O programa promove iniciativas variadas, que incluem compartilhamento de informações por meio de newsletters e publicações, encontros presenciais trimestrais na Bolsa com especialistas em sustentabilidade e encontro anual aberto, por ocasião do anúncio da nova carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

Em Boa Companhia

Guia de relações com investidores BM&FBOVESPA

Reunindo neste guia informações para companhias abertas em fase de estruturação de seus programas de RI e companhias fechadas com planos de abertura de capital, a BM&FBOVESPA espera contribuir com orientações que levem ao aperfeiçoamento dessas atividades.

Guia de relações com investidores BM&FBOVESPA

Governança Corporativa e Segmentos Especiais de Listagem

Descreve e apresenta os compromissos de Governança Corporativa que as empresas registradas nesse segmento assumem.

Produtos

Fundo de Índice (ETFs)

O ETF é um valioso instrumento para aumentar a liquidez das ações integrantes das carteiras dos fundos e do índice nos quais ele se referencia. Ao criar um índice, a BM&FBOVESPA atua na geração de VALOR para as ações de suas empresas listadas, ressaltando qualidades como Governança Corporativa, Sustentabilidade, Transparência, Política de Dividendos e outras características relacionadas ao setor de atuação da empresa ou peculiaridades de suas ações. Quando a Bolsa licencia a criação de um ETF, atua diretamente na geração de LIQUIDEZ, criando demanda para as ações que integram os ETFs.

Fundo de Ínvestimento Imobiliário (FII)

Este material tem o objetivo de esclarecer as características dos Fundos de Investimentos Imobiliários (FII) – uma forma de investimento em renda variável, que viabiliza o acesso de pequenos e médios investidores ao mercado imobiliário e possibilita diversificação e maior liquidez em relação ao investimento direto em imóveis.

BDR – Brazilian Depositary Receipts

Principais características dos certificados de valores mobiliários estrangeiros (BDRs, na sigla em inglês) e informações específicas sobre os programas não patrocinados, tais como ambiente de negociação e investidores autorizados.

Contratos

Financeiros

Commodities

Mercado de Ouro

Ativo internacionalmente aceito, o ouro é uma alterna¬tiva de investimento para quem busca rentabilidade, segurança e proteção. A BM&FBOVESPA oferece, no mercado disponível (a vista), contratos com lotes de 250g, 10g ou 0,225g de ouro com teor de pureza de 0,999. Para que o investidor possa negociar nesse mercado, deve procurar uma corretora, que o auxiliará no pro¬cesso de negociação. Entenda melhor.