BM&FBOVESPA – A Bolsa é pra você!

Mercado Futuro de Ações

Operações no Mercado Futuro de Ações

São contratos de compra ou venda de ações, a um preço acordado entre as partes, para liquidação em uma data futura específica, previamente autorizada. Normalmente, o esperado é que o preço do contrato futuro de uma determinada ação seja equivalente ao preço a vista, acrescido de uma fração correspondente à expectativa de taxas de juros entre o momento da negociação do contrato futuro de ações e a respectiva data de liquidação do contrato.

Como Funciona

O Mercado Futuro de Ações da BM&FBM&FBOVESPA enquadra-se na modalidade "com ajuste diário de perdas e ganhos", ou seja, diariamente, todas as posições em aberto são avaliadas em relação a um preço de referência calculado para cada papel, conhecido como preço de ajuste do dia.

Preço de Ajuste Diário

Preço médio dos negócios realizados com o papel no mercado futuro no período da tarde.

Valor do Ajuste Diário

É a diferença diária, positiva ou negativa, que será paga ou recebida pelos investidores posicionados no Mercado Futuro de Ações, obtida pela comparação dos preços de ajuste de dois pregões consecutivos, ou entre o preço de ajuste e o preço do negócio a futuro realizado no dia.

Vencimento

Último dia em que um contrato futuro pode ser encerrado por meio da realização de uma operação oposta no próprio Mercado Futuro de Ações. Após o encerramento desse dia, não mais será possível negociar as posições que se mantiveram abertas no Mercado Futuro de Ações para aquele vencimento, devendo as mesmas ser liquidadas fisicamente.

Liquidação Física

As operações no Mercado Futuro de Ações que permanecerem em aberto após o fechamento do dia de vencimento terão obrigatoriamente liquidação física.

Preço da Liquidação

Preço médio dos negócios realizados com o papel no mercado à vista no período da tarde do dia de vencimento.

Ações Negociadas

Somente as ações previamente autorizadas podem ser negociadas no Mercado Futuro de Ações.

Encerramento Antecipado

O investidor que não deseje ir para liquidação física pode sair de sua posição no Mercado Futuro de Ações por meio da realização de uma operação de natureza oposta envolvendo os mesmos papéis e mês de vencimento. O resultado será a extinção de posições até então existentes.

Garantias

Toda posição a futuro requer um depósito de garantia. Essas garantias podem ser prestadas em duas formas: cobertura ou margem.

  • Cobertura: o vendedor que possua os títulos-objeto pode depositá-los na CBLC, como garantia de sua obrigação;
  • Margem: corresponde à perda potencial da carteira de ativos do investidor no caso de um movimento adverso nos preços das ações subjacentes aos contratos. Para tanto, projeta-se o valor de liquidação do portfólio do investidor, baseando-se em dez cenários prováveis (cinco de alta e cinco de baixa), sendo o movimento do mercado estimado com base na volatilidade histórica do papel.

Corretora

Todas as negociações de compra e venda no mercado futuro de ações são intermediadas por Corretoras. O investidor deve buscar, nas corretoras, um assessor de investimentos para se aconselhar ou montar uma estratégia.

Custos e Tributos

As operações realizadas no mercado Futuro estão sujeitas a:

  • taxa de corretagem (livremente pactuada entre o cliente e a Corretora que ele contratar);
  • taxa de registro;
  • emolumentos;
  • taxas de liquidação.

O Imposto de Renda incide sobre o resultado positivo da soma algébrica dos ajustes diários ocorridos no mês. Saiba mais.