BM&FBOVESPA – A Bolsa é pra você!

Ofertas Públicas

Saiba o que é e como participar de uma Oferta Pública de Distribuição

Uma Oferta Pública de Distribuição de Ações, Cotas de Fundos de Investimento e outros produtos é uma colocação, junto ao público, de determinado número de ações de uma companhia, cotas de um fundo de investimento ou qualquer outro valor mobiliário previsto na regulamentação do mercado de capitais.

Para participar de uma oferta pública de distribuição você precisa ser cliente de uma Corretora ou Banco que esteja participando da oferta. Se você ainda não é cliente de uma corretora, saiba como escolher a sua


Prospecto da Oferta

O Prospecto da Oferta é o documento que traz todas as informações importantes sobre a Distribuição. Lá você entende tudo sobre o negócio da empresa ou fundo, o setor em que a companhia atua ou de que forma serão investidos os recursos captados pelo Fundo (locação do imóvel ou construção de um edifício, por exemplo), e ainda, como os investidores de determinado fundo serão remunerados.

O Prospecto mostra a você informações como: perspectivas e planos da companhia; situação do mercado; os riscos do negócio; o quadro administrativo da empresa ou do Administrador e/ou gestor do fundo; e muitas outras informações importantes na hora de decidir se tornar sócio desta ou daquela companhia ou investir neste ou naquele fundo.

Dicas:

Na hora de avaliar uma Oferta Pública de Distribuição, verifique também as análises feitas pelos analistas da sua Corretora sobre a empresa ou fundo que está realizando a Oferta, dando especial atenção aos “Fatores de Risco”.

Para consultar os Prospectos das ofertas públicas que já estão em andamento, você deve acessar a aba Ofertas em andamento, nesta página. Você também pode contar com a ajuda da sua Corretora e os jornais para saber quando um novo Prospecto é divulgado ao mercado.