BM&FBOVESPA – A Bolsa é pra você!

BM&FBOVESPA, Banco Mundial e FINEP divulgam resultados de estudos inéditos sobre o mercado de carbono no Brasil

Apresentação dos estudos faz parte de um projeto de fomento deste mercado no País

12/10/2010

A BM&FBOVESPA, o Banco Mundial (BIRD) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) divulgaram os resultados dos cinco estudos desenvolvidos como parte do “Projeto de Infraestrutura e Fortalecimento das Instituições do Mercado de Carbono”. A apresentação foi realizada no dia 09/11, no Rio de Janeiro e dia 11/11, em São Paulo.

Participaram dos seminários o especialista-sênior em energia do Departamento de Desenvolvimento Sustentável para a América Latina e o Caribe do Banco Mundial, Christophe de Gouvello; o diretor de Administração e Finanças da FINEP, Fernando de Nielander Ribeiro; e o gerente de Produtos Ambientais da BM&FBOVESPA, Guilherme Fagundes.

Os estudos trouxeram informações consolidadas e contextualizadas, que devem contribuir para o desenvolvimento do mercado de carbono no país, sobre os seguintes temas: levantamento de oportunidades de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) no Brasil; levantamento de barreiras e do potencial de MDL programático no Brasil; guia de atuação do setor público no MDL e no mercado de carbono; regulamentação dos ativos ambientais no Brasil; e organização do mercado de crédito de carbono no Brasil. Os temas foram traçados com base em discussões prévias com participantes do mercado, bem como a partir da análise de estudos já existentes.

Confira as apresentações realizadas nos eventos realizados no Rio e em São Paulo: