BM&FBOVESPA – A Bolsa é pra você!

BM&FBOVESPA lança programa de educação financeira para crianças e anuncia parceria com a Fundação Roberto Marinho

Série O Porco e o Magro, que integra o programa Turma da Bolsa, será exibida no Canal Futura

03/05/2010

A BM&FBOVESPA lançou, no dia 30/04, o Turma da Bolsa, o primeiro programa de educação financeira direcionado ao público infantil. A iniciativa tem como objetivo estimular o aprendizado dos conceitos básicos de educação financeira, por meio de um portal desenvolvido, especialmente, para crianças de 7 a 10 anos. O Turma da Bolsa é composto por seis personagens que ilustram e animam todas as atividades oferecidas pelo site www.turmadabolsa.com.br, que são de livre acesso.

Flash

Como funciona o site

O site está dividido em seis áreas temáticas. A principal delas é a sessão de vídeos educativos apresentados pela dupla O Porco e o Magro. O Porco é um personagem de meia idade, formado em Economia pela universidade norte-americana de Harvard. O Magro tem 28 anos e é formado em Assistência ao Porco pela fictícia Escola Técnica de Magrópolis. Atrapalhado com a própria organização orçamentária do dia-a-dia, o Magro segue as orientações didáticas do porquinho especialista e aprende na prática como desenvolver um comportamento financeiro saudável.

A primeira temporada é composta por dez vídeos, que contam também com a participação especial da porquinha cantora de jazz Pigmaleoa.

Conheça todas as atividades disponíveis no site para educar divertindo

Além da sessão de vídeos, o portal Turma da Bolsa disponibiliza jogos, quadrinhos, fábulas, diversão, e uma página exclusiva para pais e professores. As crianças podem mensurar o seu desempenho com um cadastro personalizado que inclui a administração de uma quantia de moedas virtuais chamadas pererês, que podem ser acumuladas na maior parte das atividades do portal. É por meio de um ranking de pererês que as crianças podem avaliar se estão bem classificadas ou se precisam aprender mais.

A sessão de jogos contém um Caça Palavras composto por vocábulos ligados ao universo básico de finanças e economia. O objetivo é familiarizar a criança com termos que ela vai ouvir no seu dia-a-dia. Já no Profissão Secreta, a criança deverá descobrir quais são as profissões ocultas a partir de uma silhueta e um banco de dicas. Neste jogo, são trabalhados os conceitos de risco, pois as dicas precisam ser compradas e quanto mais elas forem usadas, menos pererês serão acumulados.

A página de fábulas apresenta histórias em formato pop-up book, com figuras saltando em relevo das páginas de um livro virtual. As primeiras explicam temas como escambo e bolsa de valores, de forma lúdica. Já a sessão de quadrinhos animados é ilustrada por uma banca de revistas virtual. Nela estão disponíveis pequenas histórias em conceito de tirinhas, baseadas na realidade das crianças, que abordam questões como antecipação de mesada e a influência da televisão no consumo infantil.

Há ainda a sessão exclusiva para pais e professores que traz artigos e dicas apresentados pela especialista em educação financeira Cássia D’Aquino. Para os educadores, estão disponíveis também planos de aula completos, com sugestões de abordagem dos temas e uso dos conteúdos do site em sala de aula.

O conteúdo do site e os vídeos O Porco e o Magro foram produzidos com a consultoria de especialistas em público infantil, como Bia Rosenberg e Cláudia Dalla Verde, colaboradoras de programas como Mundo da Lua e Castelo Rá-Tim-Bum. O músico e compositor Hélio Ziskind, conhecido por seu trabalho em projetos educacionais e infantis, é o autor da trilha sonora do programa Turma da Bolsa.

BM&FBOVESPA inicia parceria educativa com a Fundação Roberto Marinho

Os vídeos da dupla O Porco e o Magro também vão chegar até o público infantil por meio da televisão. A iniciativa é a primeira ação conjunta de uma parceria educativa firmada entre a BM&FBOVESPA e a Fundação Roberto Marinho. No dia 3 de maio, o primeiro episódio será veiculado na programação do Canal Futura, a partir das 10h30.

Após a apresentação de O Porco e o Magro na televisão, o vídeo será postado no site “Turma da Bolsa”. A temporada completa da série será exibida diariamente na programação do canal e posteriormente publicada no site.

A parceria entre a Bolsa e a Fundação terá continuidade no segundo semestre de 2010 com o lançamento do primeiro programa de televisão sobre educação financeira direcionado ao público jovem, que será exibido pelo Canal Futura. Em formato dinâmico, jovens vão participar de uma competição interativa de dez episódios, que visa estimular o raciocínio lógico e a criação de estratégias na solução de questões financeiras.

A apresentação da parceria foi realizada no dia 30/04 pelo diretor-presidente da BM&FBOVESPA, Edemir Pinto, e o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, em evento de lançamento do programa Turma da Bolsa no Espaço BM&FBOVESPA, no centro de São Paulo.