Como investir em fundos de índices (ETFs)

O fundo de índices (ou Exchange Traded Funds - ETFs) é um fundo de investimento que pode ser comprado ou vendido como uma ação. Cada cota de ETF reflete a performance de um determinado índice de referência de um setor da economia.

Quando você aplica em um ETF, passa a deter uma parcela de todas as ações que compõem o índice de referência, sem ter de comprar separadamente os papéis de cada empresa. Por mais que a carteira de referência do índice seja alterada, você não precisa se preocupar, pois o fundo será rebalanceado pelo gestor. Como o investimento é diversificado, não está direcionado para uma única empresa, isso dilui o risco para você.

Vantagens de investir em ETFs

  • Valor inicial baixo - com cerca de R$200,00 já é possível iniciar uma aplicação. Além disso, em comparação com os fundos de ações tradicionais, a taxa de administração costuma ser menor;
  • Diversificação - com apenas uma operação, você adquire uma cesta de ações. Assim, vocêdilui o seu risco, pois o investimento não está direcionado para uma única empresa;
  • Flexibilidade – você pode aplicar e resgatar a qualquer hora, como se fosse uma ação;
  • Praticidade – com os ETFs, você acompanha as alterações na composição ou proporção de um índice sem ter que comprar ou vender ações.
  • Transparência - a qualquer hora que você quiser, é possível saber a qual a composição do ETF no site da BM&FBOVESPA.

 

Como escolher

Cada ETF é referenciado em índices que acompanham um setor, como:  imobiliário, de consumo, de instituições financeiras, entre outros. Então, você pode escolher entre vários tipos de ETF em função de suas preferências e estratégias.

  • 1. Sempre converse com a sua corretora
    As corretoras contam com especialistas que acompanham e analisam os ETFs e o momento do mercado.Eles recomendarão quais as melhores opções para o seu caso, em qual quantidade e em que momento. Não se esqueça, porém, que você é o responsável pelo desempenho de seus investimentos e tem total poder para seguir ou não qualquer orientação.
  • 2. Aproveite a sua experiência como consumidor

    Isso significa aproveitar as informações que você obtém no cotidiano para perceber oportunidades de investimento. Elas podem estar no mercado em que você faz compras, no posto de combustível, na empresa que distribui energia elétrica na sua casa ou nos produtos e serviços que você consome e nota que as vendas vêm crescendo.

    Prestando atenção, você acaba percebendo que há setores da economia que oferecem perspectivas melhores do que outros. Aquele que você identificar como promissor pode estar representado na família de ETFs que você escolher.

  • 3. Conheça os detalhes e documentos dos fundos
    Aqui no site da BM&FBOVESPA estão disponíveis todas as informações sobre os ETFs. É importante informar-se o máximo possível para conversar com a sua corretora sobre as melhores opções para você no momento. Fique atento, pois muitos fundos de ações publicam as informações sobre a carteira apenas mensalmente.

Atenção
Este material tem propósito informativo
Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para avaliação da performance de tipo de investimento, é recomendável uma análise de período de, no mínimo, 12 meses. A diversificação de portfólio é um importante elemento a ser considerado quando da decisão de investimento. A escolha pela diversificação de ações e outras classes de ativos permite ao investidor criar portfólios que melhor se enquadrem aos seus objetivos financeiros e à sua tolerância a risco. Posições concentradas apresentam maiores riscos de perdas do que as posições diversificadas. Posição concentrada pode ser definida como a presença significativa de um único ativo, de ativos de um único emissor ou de certa classe de ativos no portfólio de um investidor. Não há fórmula ou porcentagem de um ativo ou de uma classe de ativos que se enquadre a todos os investidores. Para saber mais sobre diversificação de portfólio, o investidor deve conversar com a sua corretora.

BM&FBOVESPA © 2016. Todos os direitos reservados. Termos e condições de uso.