Imprensa

As inscrições para o MBA Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais para Jornalistas 2017, estão abertas. O curso de pós-graduação lato sensu, oferecido pela Bolsa há 16 anos, é destinado a jornalistas especializados na cobertura de assuntos econômico-financeiros em todo território nacional. A iniciativa tem responsabilidade pedagógica do Instituto Educacional BM&FBOVESPA e da UBS Escola de Negócios.

As inscrições deverão ser feitas pelo site da UBS e a quantidade de vagas é limitada. As aulas terão início em 20 de março de 2017.

Edição 2017 terá aulas especiais sobre o uso de Derivativos para proteção em tempos de crise

O conteúdo do curso tem como objetivo formar jornalistas que dominem os principais conceitos que envolvam a economia do País. Entre os temas abordados estão os mercados de ações e derivativos; os processos de globalização; o mercado de capitais e suas relações com empresas e governos; e os elementos de finanças das companhias e dos setores econômicos em que elas atuam. O conteúdo programático da edição 2017 terá aulas especiais com foco em temas como o uso de instrumentos financeiros para proteção em situações de grande oscilação de taxas de juros, moedas, preço das commodities e das ações, especialmente em momentos de crise. Ao todo serão apresentadas 23 disciplinas, totalizando uma carga horária de 480 horas. Ao final do curso, os participantes deverão estar habilitados a utilizar o conteúdo abordado sobre os vários mercados, com foco em ações, renda fixa e derivativos, bem como detectar e traduzir em informações os panoramas conjunturais. Como trabalho de conclusão do curso e avaliação final, cada aluno desenvolverá uma monografia.

O processo para a seleção de até 30 vagas contemplará análise de currículo e entrevista. Para se inscrever é necessário que o interessado seja graduado em jornalismo há mais de três anos e atue na cobertura de temas econômico-financeiros pelo período mínimo de três anos. O curso terá oito semanas de aulas ao longo de 2017. As aulas acontecerão uma vez por mês, durante uma semana inteira em período integral, de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 17h30 e serão realizadas na sede da UBS – Alameda Santos, 1.293, em São Paulo.

Sobre o MBA para Jornalistas

O MBA Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais para Jornalistas existe desde 2001 e já formou 385 jornalistas que cobrem economia, finanças e investimentos no Brasil. Em dezembro do ano passado, a BM&FBOVESPA comemorou os 15 anos de realização do curso em um evento especial realizado na Sala São Paulo. Na ocasião, ocorreu ainda a formatura da turma de 2015. Confira como foi o evento de comemoração neste link.

A realização desse MBA é uma iniciativa da BM&FBOVESPA que visa o desenvolvimento dos mercados financeiro e de capitais, e se insere em um ciclo de relacionamento com a imprensa cujo objetivo é preparar, formar e reconhecer os jornalistas na cobertura dos mercados. Esse ciclo tem início com a capacitação básica por meio do Programa de Workshops para Imprensa e segue com a especialização por intermédio do MBA para Jornalistas e com o reconhecimento do trabalho desses profissionais por meio do Prêmio BM&FBOVESPA de Jornalismo.

BM&FBOVESPA © 2016. Todos os direitos reservados. Termos e condições de uso.