Sustentabilidade

A BM&FBOVESPA, a partir de 2012, passou a recomendar às empresas listadas que indicassem no Formulário de Referência no item 7.8 – “Descrição das relações de longo prazo relevantes da companhia que não figurem em outra parte deste formulário”, se publicavam relatórios de sustentabilidade, integrado ou similar; e onde este estava disponível. Em caso negativo, as empresas deveriam explicar por que não o faziam.
 
Essa iniciativa, intitulada “Relate ou Explique para Relatório de Sustentabilidade ou Integrado”, realizada em parceria com a GRI – Global Reporting Initiative e em apoio ao IIRC – International Integrated Reporting Council,  objetivava uma adesão progressiva das companhias à prática de reportar para os investidores informações e resultados relacionados às dimensões ambiental, social e de governança corporativa (ESG, na sigla em inglês). Assim, foi uma maneira de disponibilizar aos investidores e interessados um meio rápido de acesso a estas informações.
 
O ano de 2015 foi o último de seu formato original – e por um ótimo motivo. Em revisão do Formulário de Referência, o órgão regulador Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tornou obrigatória essa forma de disclosure sobre informações socioambientais a partir de 2016. Assim, não há mais necessidade de que a companhia faça esse pedido de reporte, e o compromisso das empresas passou a ser com o regulador. 
 
Tendo em vista esse case de sucesso, em 2017, a B3 lançou a iniciativa “Relate ou Explique para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que objetiva estimular a transparência das estratégias e ações das companhias listadas em relação aos 17 ODS estabelecidos pela ONU. Por meio desta iniciativa, a companhia recomenda, a partir de 2017, que as empresas listadas informem, anualmente, por meio de breve pesquisa eletrônica, se elaboram relatório de sustentabilidade ou integrado levando em conta os ODS. À semelhança da iniciativa anterior, caso estas não o façam, a B3 solicita que essas empresas indiquem o motivo, escolhendo-o entre as opções que serão fornecidas. 

Você sabia?

No Brasil, há um grupo formado por pessoas físicas que visam discutir e fomentar a adoção do relato integrado. Esta iniciativa, embora seja reconhecida e incentivada pelo International Integrated Reporting Council (Conselho Internacional para o Relato Integrado, ou IIRC na sigla em inglês), é totalmente independente e de responsabilidade de seus membros. Acesse o relato integrado do Brasil, aqui.

Relate ou Explique para os Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS)

Relate ou Explique para Relatórios de Sustentabilidade ou Integrado 2012 - 2016

Transparência de informações ESG - Empresas Listadas 2016

Relate ou Explique 2015

Relate ou Explique 2014

Relate ou Explique 2013

Relate ou Explique 2012

BM&FBOVESPA © 2016. Todos os direitos reservados. Termos e condições de uso.