Abertura de capital

A importância das pequenas e médias empresas para a economia do país, bem como os desafios que enfrentam para encontrar formas de financiamento sustentáveis, fez com que representantes do governo e do setor privado se unissem para discutir alternativas que fomentem o crescimento dessas empresas via mercado de capitais. As captações menores atendem às necessidades dessas empresas e podem financiar seus projetos de crescimento.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros S.A. (BM&FBOVESPA), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Agência Brasileira da Inovação (FINEP) criaram o Comitê Técnico de Ofertas Menores (Comitê Técnico), que propôs iniciativas que contribuem para a utilização do mercado de capitais como fonte de financiamento dessas empresas.

O Comitê Técnico contou ainda com as seguintes instituições: ANBIMA, Banco do Brasil, BNDESpar, Bradesco BBI, Brasil Plural, BTG Pactual, FAMA Investimentos, General Atlantic, Grupo DGF, Grupo Stratus, IBGC, Ibmec, Itaú BBA, Leblon Equities, Nutriplant, PREVI, Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda, Senior Solution, Taler, Votorantim e XP Investimentos.

O objetivo do Comitê Técnico foi reunir várias sugestões e elaborar propostas conjuntas de mudança. A diversidade dos integrantes contribuiu imensamente com as discussões e gerou um conjunto de 12 propostas, que já foram encaminhadas ao governo e a entidades privadas para análise.

BM&FBOVESPA © 2016. Todos os direitos reservados. Termos e condições de uso.