CALC

Notícias

16/04/18

B3 lança nova calculadora de renda fixa

Novidade pretende aumentar eficiência operacional e simplificar o processo de conversão de taxas e preços já que passa a permitir a integração com os sistemas dos clientes

São Paulo, 16 de abril de 2018 – A B3 lança hoje sua nova calculadora de renda fixa, a CALC. O serviço poderá ser adquirido pelos clientes para facilitar a conversão de preços e taxas, funcionando de forma integrada a seus sistemas de precificação de títulos de renda fixa.

A calculadora atende uma demanda do mercado por uma ferramenta para consulta de preços unitários (PU) em operações de títulos públicos (todos) e debêntures (cerca de 90% das que são negociadas) visando facilitar a liquidação desse tipo de operação (negociada em taxa) de forma eficiente e transparente no mercado de balcão.

A CALC realiza conversões de PU, taxa, disponibiliza informações adicionais como projeções de fluxo de caixa, descrição do ativo, Valor Nominal Atualizado (VNA) e cálculo de duration. A CALC também permite ao usuário, realizar simulações, armazenar na tela as consultas realizadas, acompanhar o preço da posição em carteira de debêntures e títulos públicos e calcular preços de liquidação. A B3 fica responsável por atualizar as informações sobre os títulos disponíveis e incluir novos, garantindo cálculos sempre atualizados.

O serviço poderá ser acessado tanto pelo site da B3 quanto por interfaces que permitem integrar sistemas e planilhas internas dos clientes. As consultas realizadas pelo site serão gratuitas e terão um limite diário por usuário.

“O cálculo frequente de preços e taxas dos títulos de renda fixa é fundamental para as empresas calcularem o risco de suas posições e atuarem no mercado secundário de forma assertiva. Nossa calculadora já era referência no mercado e este serviço automatizado, a CALC, adiciona um importante ganho em eficiência e permite a integração com sistemas dos nossos clientes, tendo um modelo de distribuição e comercialização justo e amplamente utilizado no mundo”, afirma Adolpho Bianchi, Superintendente de Produtos, Serviços de Tecnologia e Market Data.

BM&FBOVESPA © 2016. Todos os direitos reservados. Termos e condições de uso.