Cupom de IPCA

Notícias

12/05/17

B3 ultrapassa 200 mil contratos em aberto no contrato futuro de Cupom de IPCA

Produto tem Formadores de Mercado com o objetivo de aumentar a liquidez e a transparência na formação de preços

A B3 ultrapassou pela primeira vez a marca de 200 mil contratos em aberto no contrato futuro de Cupom de IPCA (DAP). Ao final do pregão do dia 10/05/2017, o produto registrou 202.372 posições em aberto. O contrato futuro de Cupom de IPCA conta com a atuação obrigatória do Itaú Unibanco S.A. e do Banco Santander (Brasil) S.A como Formadores de Mercado desde maio de 2016.

Características do produto
O contrato tem como ativo subjacente a taxa de juros real obtida pela diferença entre a taxa média de Depósito Interfinanceiro de Um Dia (DI) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), expressa em percentual ao ano (252 dias úteis). O contrato é negociado das 9h às 16h50, com lote mínimo de 5 contratos. Os vencimentos automáticos cadastrados para negociação são os 3 primeiros meses, o 1º vencimento de Janeiro e os meses de maio e agosto que coincidem com o vencimento de principal das Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-Bs) até 15 anos.

Hedge e sintetização em títulos públicos e proteção contra flutuações da taxa de juros real
Com negociação em tela e formação transparente de preços, o contrato futuro de Cupom de IPCA é uma ferramenta de gerenciamento de risco direcionada para agentes de mercado como instituições financeiras, assets, fundações, investidores estrangeiros, entre outros. Ele possibilita a criação de estratégias de hedge ou sintetização de títulos indexados ao IPCA (como as NTN-Bs) e de proteção contra flutuações da taxa de juros real na economia brasileira.

O Programa de Formador de Mercado
O Programa de Formador de Mercado da B3 é uma iniciativa que tem como objetivo garantir referências de preço aos produtos listados e, assim, estimular a liquidez de negociação do portfólio de produtos. Para mais informações sobre o Programa acesse o site da B3.

BM&FBOVESPA © 2016. Todos os direitos reservados. Termos e condições de uso.