Índice de Commodities

Notícias

01/06/17

S&P Dow Jones Indices e B3 lançam índice de commodities para o mercado brasileiro

Dow Jones/BM&F Commodity Index acompanha desempenho do mercado de futuros

A S&P Dow Jones Indices ("S&P DJI"), líder mundial no desenvolvimento de conceitos baseados em índices, dados e pesquisa, e a B3, empresa resultante da combinação de atividades entre a BM&FBOVESPA, uma das maiores bolsas do mundo em valor de mercado, e a Cetip, a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina, lançam hoje o Dow Jones/BM&F Commodity Index, primeiro índice projetado para ser uma medida ampla do mercado brasileiro de futuros de commodities.

Com ênfase na diversificação, alcançada por meio de uma abordagem de ponderação equitativa, o índice inclui contratos futuros de commodities listados na B3. A composição do índice é determinada anualmente e rebalanceada trimestralmente. Para 2017, as commodities elegíveis são: Açúcar Cristal (ACF), Boi Gordo (BGI), Café Arábica (ICF e KFE), Etanol Hidratado (ETH), Milho (CCM), Ouro (OZ1), Petróleo (WTI) e Soja (SJC e SFI). De acordo com a metodologia de rebalanceamento, o cálculo atual do índice não inclui os contratos de Açúcar Cristal e de Café Arábica 6/7 (KFE).

"Entender a dinâmica dos preços locais é importante para todos os participantes do mercado, desde produtores e processadores até fornecedores de serviços e financiadores da indústria de commodities", diz Jodie Gunzberg, Diretora Geral e Chefe Global de Commodities da S&P Dow Jones Indices. "Dado que o Brasil é um grande produtor de muitas commodities, estamos entusiasmados em lançar o Dow Jones/BM&F Commodity Index, que fornece uma referência ampla e traz transparência aos movimentos de preços de commodities listadas na B3".

“Este lançamento faz parte da nossa estratégia para o desenvolvimento do mercado de derivativos de commodities no Brasil. A parceria com a S&P DJI neste novo índice reforçará a posição da B3 no exterior por meio da distribuição global do indicador”, afirma o Diretor de Desenvolvimento de Mercados e Clientes da B3, Fabio Dutra.

O índice Dow Jones/BM&F Commodity será apresentado por Jodie Gunzberg pela primeira vez nesta manhã durante o Seminário Perspectivas para o Agribusiness em 2017 e 2018, realizado pela B3 e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em São Paulo.

Para obter mais informações sobre os índices S&P Dow Jones e acompanhar o desempenho do Dow Jones/BM&F Commodity Index, visite os sites da S&P Dow Jones Indices e da B3

SOBRE A S&P DOW JONES INDICES

A S&P Dow Jones Indices é o maior provedor global de conceitos, pesquisa e dados com base em índices. Aqui nasceram icônicos indicadores do mercado como o S&P 500® e o Dow Jones Industrial Average®. Mais ativos são investidos em produtos baseados nos nossos índices do que em qualquer outro provedor no mundo. Com mais de um milhão de índices e mais de 120 anos de experiência no desenvolvimento de soluções inovadoras e transparentes, a S&P Dow Jones Indices define a maneira em que os investidores avaliam os mercados e fazem negócios. A S&P Dow Jones Indices é uma subsidiária de SP Global (NYSE: SPGI), que proporciona informações fundamentais para indivíduos, empresas e governos tomarem decisões com confiança. Para mais informações, visite www.spdji.com.

BM&FBOVESPA © 2016. Todos os direitos reservados. Termos e condições de uso.