Sustentabilidade

Notícias

14/07/15

BM&FBOVESPA divulga resultados do “Relate ou Explique” 2015

Novo levantamento mostra que 81 empresas já publicam seus relatórios pela metodologia GRI G4, sendo 9 deles Relato Integrado

São Paulo, 14 de julho de 2015 – A quarta atualização anual do banco de dados do “Relate ou Explique para Relatório de Sustentabilidade ou Integrado” indica uma ligeira elevação percentual nos esforços das empresas listadas na BM&FBOVESPA em publicar informações sociais, ambientais e de governança corporativa ou explicar por que não o fazem: 311 companhias, que equivalem a 71,65% do total das listadas na Bolsa, estão participando da iniciativa este ano (contra 71,17% no ano anterior – ver gráfico 1 abaixo). No entanto, se somarmos a este total as empresas que informaram estar em fase de elaboração do relatório (12) às que estão se estruturando para publicar este documento (14), o número de companhias aderentes sobe de 311 para 337, o que representaria um avanço do crescimento para 77,64% (ver “Radiografia das explicações”, tabela 1 abaixo).

Uma novidade deste ano é que o “Relate ou Explique” mapeou as metodologias que as empresas estão adotando em seus relatórios. Conforme a tabela 2 abaixo, 81 empresas já fazem seus relatórios pela metodologia GRI G4 (um ano antes da G4 substituir definitivamente as versões anteriores da GRI), sendo que 9 delas publicam Relato Integradover tabela 2 abaixo. Além disso, este ano o “Relate ou Explique” contabilizou os nomes usados pelas companhias para o documento. Pelo resultado, constata-se que ainda há uma grande variedade sendo adotada: a maioria (65) usa “Relatório de Sustentabilidade”, seguida de “Relatório Anual” (43) e “Relatório Anual e de Sustentabilidade” (26) – ver tabela 3 abaixo.

Para visualizar o resultado completo do “Relate ou Explique para Relatório de Sustentabilidade ou Integrado”, basta acessar a tabela no site da Bolsa com os links para os relatórios das empresas, as explicações das que ainda não têm esta prática e as que não deram resposta. Constam do banco de dados 2015 as empresas que se manifestaram via Formulário de Referência até 31 de maio. 

Sobre o “Relate ou Explique para Relatório de Sustentabilidade ou Integrado”

O “Relate ou Explique para Relatório de Sustentabilidade ou Integrado” é uma recomendação da BM&FBOVESPA lançada em dezembro/2011 que tem como objetivo estimular as companhias a publicar informações sociais, ambientais e de governança corporativa que cada vez mais impactam na decisão de investimento, além de disponibilizar este banco de dados de forma fácil e rápida a todos os stakeholders – especialmente investidores e analistas.

Gráfico 1 – Resultado geral

Relate-ou-Explique-2015-pt-br.jpg

Tabela 1 – Radiografia das explicações

Categoria Número de empresas
Sem justificativa 42
Não vê necessidade / Não está na prioridade 18
Está estudando a possibilidade 21
Entendimento errôneo sobre relatório 21
Natureza da operação / Momento da empresa 18
Está se estruturando para publicar 14

 

Tabela 2 – Metodologias dos relatórios

Nomes do relatório Número de empresas
Relatório de Sustentabilidade 65
Relatório Anual 43
Relatório Anual e de Sustentabilidade 26
Relatório de Responsabilidade Socioambiental 7
Balanço Social 6
Relato Integrado 5
Balanço Socioambiental 2
Relatório Integrado 1
Outros 5
Total 160

 

Tabela 3 – Nomes do relatório

Metodologias do relatório Número de empresas
GR G4 72
Sem informação 41
GRI G3.1 34
GRI G4 e IIRC 9
GRI 3
COP (Pacto Global) 1
Total 160
BM&FBOVESPA © 2016. Todos os direitos reservados. Termos e condições de uso.