Central depositária

Agentes de custódia

Os agentes de custódia contam com diversos serviços para garantir a fidelidade das informações e a prestação de serviços aos emissores/escrituradores e os investidores finais.

Pagamento de eventos corporativos em ativos

Nos eventos corporativos que envolvem alteração na quantidade ou característica dos ativos do investidor, como em um grupamento de ações ou uma fusão de empresas, a central depositária atualiza as contas dos investidores finais na data da liquidação do evento e concilia a posição consolidada com o emissor/escriturador.

Pagamento de eventos corporativos em dinheiro

Para eventos corporativos que impliquem em pagamento de recursos financeiros pelos emissores, como na distribuição de dividendo, a central depositária facilita o processo: recebe os recursos dos bancos liquidantes dos emissores na sua conta de liquidação no Banco Central e os repassa para os agentes de custódia, nos bancos liquidantes indicados por eles. O pagamento ocorre em moeda reserva e com fundos válidos para investidores e emissores no mesmo dia.

Administração do exercício de eventos voluntários

No serviço de emissores e escrituradores, a central depositária gerencia, de forma centralizada, o exercício de eventos corporativos voluntários dos investidores. Assim, os agentes de custódia são permanentemente informados sobre as características e prazos dos eventos voluntários provocados pelos investidores, como subscrições, conversões e direitos de retirada, entre outros. A central depositária recebe todas as intenções de exercício dos investidores, informa emissores e escrituradores e atualiza os saldos dos investidores na data de liquidação.

BM&FBOVESPA © 2016. Todos os direitos reservados. Termos e condições de uso.