Central depositária

Emissores (empresas) e escrituradores

A central depositária oferece diversos canais para os emissores e escrituradores obterem informações e interagirem com os proprietários finais dos ativos:

Informe de posição de ativos dos investidores

Diariamente, a central depositária envia, para cada emissor e escriturador, uma relação atualizada dos investidores com posição em ativos. A partir de uma única fonte, com rapidez, segurança e sem intermediários, os emissores têm um perfil confiável dos seus investidores e garantem um processo seguro de exercício de voto nas assembléias gerais, facilitando o trabalho da área de relação com investidores e a concepção de estratégias futuras. Além disso, o processo preserva o sigilo do relacionamento comercial dos investidores com os intermediários do sistema financeiro.

Identificação e cálculo dos direitos dos investidores afetados por eventos corporativos

Os emissores contam com a central depositária para processar as informações referentes aos variados eventos corporativos que tocam os acionistas, sejam eles proventos em dinheiro ou em ativos, voluntários ou involuntários. Na data de atualização, ou “record date”, a central identifica todos os investidores finais com direito ao evento deliberado. Com base nas posições dos investidores e nos parâmetros fornecidos pelo emissor no anúncio do evento, a Central calcula os direitos de cada investidor e concilia o cálculo com o emissor.

BM&FBOVESPA © 2016. Todos os direitos reservados. Termos e condições de uso.