Formador de mercado

Sobre o formador de mercado

O formador de mercado é uma pessoa jurídica, devidamente cadastrada na BM&FBOVESPA, que se compromete a manter ofertas de compra e venda de forma regular e contínua durante a sessão de negociação, fomentando a liquidez dos valores mobiliários, facilitando os negócios e mitigando movimentos artificiais nos preços dos produtos.

Cada formador de mercado pode se credenciar para atuar em mais de um ativo/derivativo, podendo exercer sua atividade de forma autônoma ou contratado pelo emissor dos valores mobiliários, por empresas controladoras, controladas ou coligadas do emissor, ou por quaisquer detentores de valores mobiliários que possuam interesse em formar o mercado para papéis de sua titularidade.

Atuação

Os formadores de mercado devem atuar diariamente respeitando os parâmetros de atuação (quantidade mínima, spread máximo e percentual de atuação na sessão de negociação). No entanto, caso o mercado apresente comportamento atípico, com oscilações fora dos padrões regulares (decorrentes de algum fato econômico, catastrófico ou, até mesmo, algum fato positivo totalmente inesperado que altere em demasia o preço do papel), o formador de mercado poderá ter, com consenso da BM&FBOVESPA, seus parâmetros alterados ou ser liberado de suas obrigações durante a sessão de negociação.

Definição dos parâmetros de atuação

O formador de mercado deverá seguir obrigações que tangem, em especial, sua atuação. Aspectos como quantidade mínima, spread e percentual de atuação na sessão de negociação.

A quantidade mínima de cada oferta é estabelecida pela BM&FBOVESPA, de acordo com as características do ativo/derivativo e dinâmica do mercado.

Os preços das ofertas de compra e de venda do formador de mercado devem respeitar um intervalo máximo (usualmente denominado spread), que é definido de acordo com cada ativo/derivativo.

Regras de negociação

As ofertas do formador de mercado competem em condições de igualdade com as demais ofertas do mercado, com o fechamento de negócios obedecendo aos critérios de melhor preço e ordem cronológica de registro.

A BM&FBOVESPA como forma de incentivar a atividade de formador de mercado poderá conceder vantagens de custo nas negociações realizadas pelo mesmo, como, por exemplo, isenção em emolumentos e taxas de negociação.

BM&FBOVESPA © 2016. Todos os direitos reservados. Termos e condições de uso.