Leilões

Entenda o processo

  Descrição

1

Contato da instituição com a BM&FBOVESPA

Qualquer empresa interessada em realizar uma operação especial no ambiente da BM&FBOVESPA poderá entrar em contato com Diretoria de Engenharia de Produtos, Serviços e Educação. Após esse primeiro contato marcaremos uma reunião com todas as áreas envolvidas no processo.

  • Diretoria de Engenharia de Produtos, Serviços e Educação
  • +55 11 2565-6500

2

Adequação do projeto às necessidades específicas do proponente e da BM&FBOVESPA

Após apresentado a todas as equipes técnicas da BM&FBOVESPA, o projeto passará por uma avaliação completa para a correta adequação às necessidades da proponente e da realização no ambiente da Bolsa. Serão apontadas todas as necessidades de modificação ou complementação aos documentos apresentados.

3

Assinatura do contrato de prestação de serviços com a BM&FBOVESPA

Uma vez que haja entendimento sobre o projeto a ser conduzido pela BM&FBOVESPA, as partes devem estabelecer um contrato de prestação de serviços ou acordo operacional. Nesse contrato/acordo, as partes estabelecerão as responsabilidades e direitos que ditarão os serviços prestados pela BM&FBOVESPA durante todo o projeto que estiver em andamento. Nesse momento também será estabelecida a remuneração a que terá direito a BM&FBOVESPA pelos serviços prestados.

4

Solicitação de autorização junto à CVM para realização do leilão na Bolsa

A BM&FBOVESPA, como bolsa de valores sofre regulação da Comissão de Valores Mobiliários. Conforme definido na Instrução nº 461, deve solicitar autorização para a CVM para a realização de todas as operações especiais, ou seja, aquelas que não fazem parte dos produtos devidamente registrados à negociação em bolsa. O pedido de autorização é feito pela própria BM&FBOVESPA no momento em que exista a versão final do edital da oferta.

5

Publicação do edital

A BM&FBOVESPA auxilia o ofertante na elaboração do edital, principalmente no que se refia à adequação de sua estrutura às normas e regras da Bolsa e na clareza de estrutura para o mercado. As equipes envolvidas poderão agregar muito conhecimento e experiência de outras operações realizadas para tomas cada projeto ainda melhor e mais bem conduzido do que os anteriores.

6

Publicação do manual de procedimentos

O manual de procedimentos é um dos documentos produzidos pela BM&FBOVESPA com o objetivo de detalhar os procedimentos inerentes à oferta. O manual traz, para cada etapa do processo, o que deve ser feito em termos de documentação, entrega de garantias, condução do leilão, etc. O manual é um dos anexos do edital e será adaptado às particularidades de cada edital.

7

Reunião pública de esclarecimentos

O ofertante poderá contar com toda a infraestrutura da BM&FBOVESPA para a realização de reuniões públicas de esclarecimentos junto ao mercado. As reuniões de esclarecimento podem ser feitas em qualquer etapa do processo, conforme necessidade identificada pelo ofertante. As reuniões de esclarecimentos são boas oportunidades de estabelecer um contato mais próximo entre o ofertante e o mercado, garantindo grande possibilidade de conhecimento do projeto, sua estrutura e regras de participação.

8

Inscrição e recebimento de garantias

Etapas fundamentais em qualquer projeto, para a inscrição e o recebimento de garantias, o ofertante poderá contar com as equipes e infraestrutura da BM&FBOVESPA. Serão fornecidos todos os recursos e profissionais necessários para garantir total lisura do processo de inscrição e todo conhecimento para análise de garantias de proposta. A BM&FBOVESPA utiliza toda sua experiência com garantias financeiras depositadas diariamente para operações de bolsa também nas operações especiais. Oferecemos total segurança para a correta aceitação de garantias para o leilão.

9

Realização do leilão

A BM&FBOVESPA organiza e oferece todos os recursos necessários para que o leilão seja conduzido com a maior transparência e qualidade operacional possível. Profissionais especializados organizarão a sessão do leilão de forma a garantir o sucesso da operação. Poderemos atender com muita flexibilidade as necessidades do ofertante no que diz respeito aos convidados, imprensa, etc.

10

Análise de documentos

Os documentos entregues para efeitos de habilitação poderão ser analisados pelas equipes da BM&FBOVESPA. Com exceção de documentos técnicos específicos, as equipes da BM&FBOVESPA estão aptas a analisar e fornecer mais embasamento para a ofertante decidir pela aceitação ou não de determinado proponente. As experiências em processos anteriores e nas operações diárias de Bolsa credenciam nossas equipes a analisar com segurança todo o material entregue.

11

Liquidação financeira e assinatura de contratos

As ofertas serão finalizadas ainda contando com a infraestrutura de liquidação financeira disponível na BM&FBOVESPA. O processo de liquidação é organizado de tal forma a oferecer total segurança às partes envolvidas. Existem muitas possibilidades para o processo de liquidação, de forma a atender todas as necessidades dos ofertantes.

BM&FBOVESPA © 2016. Todos os direitos reservados. Termos e condições de uso.