> Siga a Bolsa:
> Site BM&FBOVESPA
 
 
 
galeria de fotos
Projeto
Projeto Escola - Arteris S.A.
 
Área de Atuação
Educação
 
Público-Alvo
Educadores e alunos das Escolas Públicas e Estaduais das cidades dos trechos das concessionárias Estaduais
 
Objetivo
Humanizar o trânsito por meio da educação de valores que incentivem reflexões sobre o tema trânsito e criem oportunidades de aprendizagem que conduzam ao universo das relações humanas.
 
Período de Realização
Permanente
 
Descritivo
Possui parceria com as secretarias municipais de Educação e com as diretorias de ensino. Capacita educadores para que desenvolvam atividades educacionais e de orientação sobre o tema trânsito, nas escolas e em salas de aula, por meio da identificação dos problemas de trânsito no ambiente micro (escolas) e macro (cidades).

Proporciona condições para que haja reflexão dos envolvidos na busca de soluções, o que resulta na elaboração prática de projetos que incluam a comunidade escolar e o seu entorno. Desenvolve atividades complementares como o voluntariado, palestras educativas, aulas em passarelas de rodovias e tem suas atividades estruturadas em capacitação dos educadores e coordenadores, reuniões pedagógicas, visitas de alunos às dependências das concessionárias e visitas das equipes do projeto às escolas.

Todas as atividades são monitoradas bimestralmente pelas escolas e pelas secretarias de educação, em conjunto com as diretorias de ensino. Promove ações motivacionais junto aos alunos por meio de concursos de frases e desenhos e reconhece a participação das escolas por meio de premiação anual.

Os resultados gerados são analisados com base em indicadores específicos identificados pelas próprias escolas participantes. Em 2011, o projeto completou dez anos de atividades. Nesse período, obteve reconhecimentos do Denatran (Prêmio Nacional Empresa), Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito e a inclusão no catálogo de boas práticas corporativas de Respeito e Apoio aos Direitos da Infância, publicação do Pacto Global da ONU, Unicef e da ONG Save the Children, entre outros reconhecimentos.

 
Principais Resultados

O projeto gerou novas atitudes, posturas e comportamentos, conforme descrevem os próprios educadores, pais de alunos e educandos, na comprovação de que os conceitos de cidadania, inclusão e ética são assimilados e praticados no foco do emblema do projeto que é a humanização no trânsito por meio da Educação.

Segundo os educadores, os alunos passaram a adotar atitudes mais críticas, construtivas e corretas em relação ao seu cotidiano. Os pais relatam que os filhos ficaram mais atentos, respeitosos, gentis e solidários no trânsito. As crianças desenvolveram a atitude de exigir de seus familiares comportamentos corretos e seguros no ambiente trânsito.

O Projeto Escola Arteris S.A. funciona também como “guarda-chuva” para sub programas que tratam de segurança e qualidade de vida: Viva Motociclista, Viva Ciclista, Viva Meio Ambiente, Passarela Viva, Viva Motorista, todos que permitem aos envolvidos o acesso a informações sobre questões de saúde, segurança e meio ambiente.

 
voltar
Site
Para saber mais informações, clique aqui.
Contato
eduardo.begnami@arteris.com.br / claudio.carvalho@arteris.com.br
Nota: as informações, imagens e fotos contidas nas páginas deste site foram fornecidas pelas empresas listadas na BM&FBOVESPA. A BM&FBOVESPA não se responsabiliza pela autenticidade, exatidão e integralidade das informações divulgadas pelas companhias listadas, pelo conteúdo e autorização de uso das imagens e fotos exibidas pelas referidas empresas, não sendo responsável por eventuais ofensas aos direitos autorais de terceiros.