> Siga a Bolsa:
> Site BM&FBOVESPA
 
 
 
Projeto
Energia do Futuro: Aquecedor Solar c/ Reutilizáveis
 
Área de Atuação
Ambiental
 
Público-Alvo
Comunidades de baixa renda e entidades sociais que trabalham com a inclusão de jovens em situação de risco social.
 
Objetivo
Implementar sistema de aquecimento de água (tecnologia de baixo custo) com energia solar em residências de baixa renda e instituições que trabalham com inclusão de jovens em situação de risco social.
 
Período de Realização
Permanente
 
Descritivo
O projeto piloto do sistema de aquecimento solar foi instalado na Casa Familiar do Mar em Laguna (SC). Esta instituição capacita 30 jovens para a profissão de pescador, em período integral, estimulando a permanência deles na comunidade e a preservação dos valores culturais locais. Com o intuito de baixar custos, utilizaram-se nas colunas de absorção térmica tubos e conexões de PVC. As garrafas pet e as caixas tetra pak, substituem a caixa metálica, o painel de absorção térmica e o vidro utilizado nos coletores convencionais. O calor absorvido pelas caixas tetra pak, pintadas em preto fosco, é retido no interior das garrafas e transferido para a água através das colunas de PVC, também pintadas em preto. A caixa metálica com vidro ou as garrafas pet tem como função proteger o interior do coletor das interferências externas, principalmente dos ventos e oscilações da temperatura, dando origem a um ambiente próprio. Atividades realizadas: -Visita à instituição para estudo da instalação do aquecedor. Analisa-se a fatura de energia elétrica para verificar a economia resultante da instalação. -Reunião de apresentação do projeto, objetivo, bem como seu custo benefício para instituição. -Palestra de apresentação e discussão sobre o meio ambiente com o público participante, contribuindo para a conscientização e preservação do meio ambiente e mobilizando-o para a coleta de material pós-consumo para a confecção do aquecedor. Desta forma, o público interno é convocado a fazer campanha para arrecadar os materiais pós-consumo com a devida orientação para o manuseio e a limpeza destes, sendo que a comunidade também participa do processo. -Os participantes desenvolvem todo o processo de preparação do aquecedor, tendo como propósito a capacitação para multiplicação desse aprendizado. -Os multiplicadores são orientados a fazer o acompanhamento e correção de qualquer problema que afete o seu funcionamento, ficando a coordenação regional da CELESC à disposição das entidades.
 
Principais Resultados
O Projeto piloto concluído em fevereiro de 2006, apresentou evidências quanto à eficiência e eficácia na instituição a qual foi implantada. Do ponto de vista econômico, houve redução no consumo de energia elétrica em torno de 30% na conta da entidade e do consumo de gás na utilização da água pré-aquecida da torneira na preparação de alimentos. Desta forma, contribuiu para a manutenção do funcionamento da instituição. A estratégia do projeto Energia do Futuro, com sua inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, programa capitaneado pelo Governo Federal, com apoio dos Governos Estadual e Municipal, é incutir o conceito do consumo consciente, da reutilização de materiais e do cooperativismo. Em março de 2009, foi assinado Convênio entre a Celesc Holding e a CooperSolar (cooperativa de trabalhadoras moradoras da comunidade do Mocotó, fomentada nas oficinas oferecidas pela Celesc àquela comunidade em 2008), com parceria da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Caixa Econômica Federal – CEF, objetivando a aquisição, instalação e manutenção de 478 coletores solares com reutilizáveis nas unidades consumidoras do maciço do Morro da Cruz. Coletores Instalados: 160.
 
voltar
Site
Para saber mais informações, clique aqui.
Contato
asrs@celesc.com.br
Nota: as informações, imagens e fotos contidas nas páginas deste site foram fornecidas pelas empresas listadas na BM&FBOVESPA. A BM&FBOVESPA não se responsabiliza pela autenticidade, exatidão e integralidade das informações divulgadas pelas companhias listadas, pelo conteúdo e autorização de uso das imagens e fotos exibidas pelas referidas empresas, não sendo responsável por eventuais ofensas aos direitos autorais de terceiros.