> Siga a Bolsa:
> Site BM&FBOVESPA
 
 
 
galeria de fotos
Projeto
Programas de Promoção da Saúde
 
Área de Atuação
Saúde
 
Público-Alvo
Banco Itaú Holding Financeira (cerca de 52 mil funcionários)
 
Objetivo
Capacitar os colaboradores do banco a agir de forma ativa para adotar um estilo de vida saudável e exercer um maior controle sobre a saúde.
 
Período de Realização
Permanente
 
Descritivo

Conjunto de ações de prevenção baseadas no modelo teórico de Leavell and Clark visando agir nos três níveis de prevenção (primária, secundária e terciária), com destaque para as seguintes ações:

Momento Saúde: composto por eventos interativos nos pólos administrativos, folhetos mensais para todos os funcionários, matérias semanais no Portal RH, murais mensais (contendo um resumo das matérias publicadas no site) para todas as agências.

Vacinação contra a Gripe: oferecida gratuitamente na maioria dos locais de trabalho.

Academias de Ginástica: instaladas nos prédios com grande concentração de funcionários em São Paulo, são operadas por uma rede de academias de primeira linha. O custo é parcialmente subsidiado pelo Banco, ficando a mensalidade acessível a todos.

Ginástica Laboral: implantada em agências e na administração central.

Saúde Vocal: realização de avaliação, treinamento e acompanhamento com fonoaudiólogos, para prevenir alterações vocais em colaboradores que trabalham em centrais de atendimento.

Alimentação Saudável: programa composto de atendimento clínico, grupos de emagrecimento (Vigilantes do Peso), refeições light nos restaurantes e atendimento com nutricionista para os colaboradores que freqüentam as academias.

Prevenção de DST/AIDS: desde 1987, o Itaú garante sigilo, emprego e não-discriminação ao portador de HIV. São realizadas ações de natureza educacional.

"Quero Parar de Fumar": baseado nas diretrizes do Ministério da Saúde, é oferecido sem custo para os colaboradores do principais pólos administrativos. Consiste em terapia congnitivo-comportamental, reposição de nicotina e bupropiona (conforme prescrição médica).

Reabilitação Profissional: visa garantir ao colaborador licenciado por doença todas as medidas necessárias para que o seu retorno ao trabalho possa ocorrer de forma harmônica.

Outros: atividades culturais, desportivas e de lazer.

 
Principais Resultados

- Redução de 12,2% no número de licenciados por motivo de doença junto ao INSS ao longo do ano de 2005.

- Redução de 78% dos dias perdidos em Centrais de Atendimento por distúrbios da voz.

- 300 inscritos no programa "Quero Parar de Fumar" em 2006, representando 27% dos fumantes.

- Cerca de 10.000 acessos mensais ao site de Qualidade de Vida.

- 2.200 inscritos nas duas academias de ginástica do Itaú.

- 610 agências de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Goiânia, Salvador e Recife participam da ginástica laboral com adesão média de 92% e freqüência de 72% de um total de 12 mil colaboradores envolvidos.

- Adesão de 60% à vacinação contra gripe, que corresponde 27.000 doses aplicadas.

- Em amostra de 128 colaboradores que participaram da educação nutricional, 98% emagreceram representando uma eliminação total de 600 kg, ou seja, um média de 5,2 kg por pessoa em um período de 4 meses.

 
voltar
Site
Para saber mais informações, clique aqui.
Nota: as informações, imagens e fotos contidas nas páginas deste site foram fornecidas pelas empresas listadas na BM&FBOVESPA. A BM&FBOVESPA não se responsabiliza pela autenticidade, exatidão e integralidade das informações divulgadas pelas companhias listadas, pelo conteúdo e autorização de uso das imagens e fotos exibidas pelas referidas empresas, não sendo responsável por eventuais ofensas aos direitos autorais de terceiros.