> Siga a Bolsa:
> Site BM&FBOVESPA
 
 
 
Projeto
Instituto Unibanco
 
Área de Atuação
Educação
 
Público-Alvo
Jovens em situação de vulnerabilidade em escolas públicas de Ensino Médio.
 
Objetivo
Todas as ações do Instituto Unibanco têm como objetivo a melhoria do desempenho do aluno do Ensino Médio e a diminuição da evasão nesse ciclo da vida escolar.
 
Período de Realização
Permanente
 
Valor do Investimento
44.554.000,00
 
Descritivo
O Instituto Unibanco tem como missão contribuir para o desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade, concebendo, validando e disseminando tecnologias e metodologias sociais que visem aumentar a efetividade das políticas e práticas vigentes nas escolas públicas de Ensino Médio. Sua principal tecnologia é o Jovem de Futuro, um projeto de Gestão Escolar para Resultados que oferece às escolas participantes apoio técnico e financeiro para, em um período de 3 anos, melhorar substancialmente seu desempenho. Trata-se de uma proposta que visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens entrem, permaneçam, tenham um bom desempenho e terminem o Ensino Médio. Os resultados positivos creditaram o Instituto Unibanco a iniciar um processo de transferência desse projeto para os estados que desejarem utilizar-se dessa tecnologia para melhorar os resultados de seus sistemas de ensino. Já entre as principais metodologias do Instituto Unibanco estão o Entre Jovens, que oferece um programa de tutoria a jovens que chegam ao Ensino Médio sem os pré-requisitos necessários para cursá-lo; o Construindo o Futuro, que disponibiliza material didático para o desenvolvimento de um conjunto de temas que relacionam planejamento pessoal para o futuro com a conscientização sobre a responsabilidade em relação a este futuro no que se refere ao meio ambiente, às relações interpessoais e aos recursos financeiros; e o Jovem Cientista, que visa despertar no aluno o interesse pelo aprendizado de ciências. O programa Voluntários Itaú Unibanco oferece aos colaboradores do conglomerado a possibilidade de participação em projetos do Instituto Unibanco, da Fundação Itaú Social ou de entidades parceiras. O Instituto busca canalizar esse potencial de mobilização para ações em sintonia com seus objetivos de melhorar o desempenho e reduzir o abandono de alunos do Ensino Médio.
 
Principais Resultados
O Projeto Jovem de Futuro, implementado pelo Instituto Unibanco em escolas públicas de Ensino Médio, completou seu primeiro ciclo de três anos em Porto Alegre e Belo Horizonte. Os resultados da avaliação de impacto mostraram que os alunos das escolas atendidas tiveram um avanço significativo em relação aos do grupo de controle, tanto em português quanto em matemática, disciplinas-alvo do Jovem de Futuro. Porto Alegre - 23 anos em 1: As escolas de Porto Alegre atingiram a meta do projeto nas duas disciplinas – aumentar em 25 pontos a média de desempenho da terceira série em 2010, em relação à mesma série em 2008. O progresso que as escolas de Porto Alegre obtiveram em português só poderia ser alcançado pelas escolas não atendidas em 3,7 anos. Esse mesmo grupo levaria 23 anos para atingir a meta em matemática. Belo Horizonte – progresso em dobro: Em Belo Horizonte, as escolas onde o projeto não foi aplicado levariam 3,7 anos para atingir a meta de português e 6,3 anos para atingir a de matemática. Ainda na capital mineira, a velocidade média do progresso das escolas beneficiadas pelo Jovem de Futuro foi duas vezes maior que o das não atendidas e que constituíam o grupo de controle. Em Porto Alegre, 16 escolas superaram a meta em português e 12 em matemática. Já em Belo Horizonte, nove superaram a meta em português e o mesmo número em matemática. Nesse período, foram beneficiadas 22 escolas em Porto Alegre e outras 20 em Belo Horizonte.
 
voltar
Site
Para saber mais informações, clique aqui.
Contato
instituto.unibanco@institutounibanco.org.br
Nota: as informações, imagens e fotos contidas nas páginas deste site foram fornecidas pelas empresas listadas na BM&FBOVESPA. A BM&FBOVESPA não se responsabiliza pela autenticidade, exatidão e integralidade das informações divulgadas pelas companhias listadas, pelo conteúdo e autorização de uso das imagens e fotos exibidas pelas referidas empresas, não sendo responsável por eventuais ofensas aos direitos autorais de terceiros.